Câmara adota novo portal em parceria com o Programa Interlegis

por adm publicado 12/01/2022 00h05, última modificação 12/01/2022 00h09
O Programa do Senado Federal disponibiliza às Câmaras Municipais um conjunto de plataformas online, com domínio próprio e totalmente customizáveis. O novo portal da Câmara já está no ar!
Câmara adota novo portal em parceria com o Programa Interlegis

O novo portal da Câmara já está no ar!

O Poder Legislativo de Gália está com novo endereço na internet. O novo portal da Câmara já está no ar, em parceria com o programa Interlegis. Com a implantação do Portal Modelo e do Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), a Câmara Municipal de Gália passa a fazer parte do crescente grupo de casas legislativas, que inclui assembleias legislativas e centenas de outras câmaras municipais, em todo o país, usuárias das ferramentas tecnológicas do Programa Interlegis. Agora, tanto o site como os e-mails institucionais da Câmara estão hospedados gratuitamente em infraestrutura do Senado Federal.

Sobre o Programa Interlegis

Criado em 1997, é executado pelo Instituto Legislativo Brasileiro. Seus técnicos desenvolvem e disponibilizam, gratuitamente, para câmaras municipais e assembleias legislativas produtos tecnológicos que ajudam na modernização, na segurança dos dados e na transparência dos trabalhos legislativos e administrativos.

Entre estes sistemas estão o Portal Modelo, um site próprio para as casas legislativas; o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), que informatiza o processo interno inclusive com votação eletrônica de Matérias; e-mail legislativo; e o e.democracia. O domínio do Legislativo na internet (.leg.br) também foi criado e é gerido pelo lnterlegis.

O lnterlegis promove ainda oficinas de capacitação - para treinamento no uso das ferramentas tecnológicas ou consultoria em temas como Cerimonial, Marcos Jurídicos, Gestão Sustentável - e Encontros institucionais.

Também hospeda os produtos na chamada nuvem do legislativo e dá suporte a grupos colaborativos na internet sobre processo legislativo e tecnologia, entre outros.

Portal Modelo - A plataforma do novo site da Câmara

O principal objetivo deste produto é de oferecer às casas legislativas uma ferramenta que permita que as mesmas publiquem diversos tipos de conteúdo na Internet, aumentando a transparência de suas atividades e a interação com a sociedade. O Portal Modelo promove a transparência das casas legislativas e interatividade com o cidadão, tendo foco em acessibilidade e usabilidade validados pelo W3C.

Seu desenvolvimento baseia-se em ferramentas licenciadas com software livre, possibilitando que a casa legislativa tenha acesso à solução sem custos de licença.

SAPL - Sistema de Apoio ao Processo Legislativo

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) informatiza todo o processo legislativo, desde a apresentação, tramitação e votação de projetos até o armazenamento de leis para consultas; organiza as sessões plenárias e dá publicidade às votações por meio do painel eletrônico; permite a compilação de proposições e normas jurídicas.

E.democracia

A ferramenta permite a participação virtual da população em questões de interesse da nossa sociedade e dessa forma você exerce sua cidadania da onde você estiver.

E-mail Legislativo

Produto criado sob medida para proporcionar segurança e credibilidade no uso do correio eletrônico por servidores e parlamentares de casas legislativas estaduais e municipais. Entre outras vantagens, pode ser acessado por qualquer navegador e é entregue pronto para ser utilizado.

Domínio .leg.br

O domínio .leg.br reforça a identidade do Legislativo na internet, padroniza o domínio e reduz barreiras técnicas e políticas existentes. O .leg.br é gerido pelo Programa lnterlegis e refere-se ao Legislativo, enquanto o .gov.br refere-se ao Executivo.